Desguarnecimento de lastro em via com ou sem trilhos

Máquina com introdução do lastro em camadas e adição de lastro novo

A ZRM 350 não necessita de uma grade de via para desguarnecer o lastro. As lagartas se encarregam de movimentar a máquina no canteiro de obras, sendo que as lagartas propriamente ditas não entram em contato com a plataforma e os geotêxteis. Isto faz parte do conceito inteligente dessa máquina.

A ZRM 350 produz um corte preciso na plataforma ao longo de toda a seção a ser desguarnecida, graças ao avanço contínuo e o guiamento automático a laser da corrente de escavação (opcionalmente também disponível com fio de guiamento). Esta é uma das grandes vantagens desse sistema quando comparados aos métodos convencionais com retroescavadeiras. Como referido, as lagartas jamais entram em contato com a plataforma. Naturalmente, a ZRM 350 também pode executar o desguarnecimento do lastro com rodeiro ferroviário.

Introdução do lastro camada por camada.

Fundamental para o tratamento cuidadoso da plataforma e do geotêxtil é a engenhosa devolução do lastro reciclado com adição de lastro novo. O primeiro lastramento com regularização ocorre imediatamente atrás da corrente de escavação, de forma que a lagarta da máquina já se movimenta sobre o lastro desguarnecido. Um segundo dispositivo permite a adição de lastro novo. Fusos transportadores distribuem o lastro adicionado.

Logística de material para desguarnecimento em via com ou sem trilhos.

Quando são adicionadas unidades de transporte e armazenagem de material sobre lagartas, a ZRM 350 forma um sistema eficiente de desguarnecimento de lastro em trechos sem trilhos. Com este método, assegura-se a retirada do material rejeitado e o suprimento de lastro novo.

O desguarnecimento de lastro em vias com ou sem trilhos comprova sua eficácia no trabalho

ZRM 350, a desguarnecedora bimodal, ao trocar o truque ferroviário pelo chassi de lagarta

Introdução e distribuição de lastro desguarnecido e, se necessário, adição de lastro novo.

Unidades transportadoras de material bimodais, tais como o sistema Hopper MFS 40/4-A-ZW, se constituem num perfeito complemento para as múltiplas aplicações da desguarnecedora ZRM 350.

Um MFS 40/4-A-ZW bimodal dotado de chassi de lagarta serve de vagão vai-e-vem, levando o material escavado às unidades MFS com truque ferroviário. Com este método pode-se trabalhar sem interrupção.

No modo de trabalho sem trilhos, uma camada de lastro já é introduzida na frente do chassi de lagarta. Assim, as lagartas não se movimentam diretamente em cima da plataforma.

Um fio de guiamento guia a máquina de forma comprovada.

A multiplicidade de desguarnecimento do lastro é um dos pontos fortes da desguarnecedora bimodal ZRM 350. Esta máquina atraiu um grande público, e isso não somente na Feira Internacional de Tecnologia Ferroviária iaf 2013 em Münster.

Desde a sua apresentação esta máquina foi aplicada em 21 projetos na Áustria e na Suíça, onde desguarneceu ao todo 11.000 m de lastro, tendo, assim, correspondido plenamente às expectativas das operadoras ferroviárias. A ZRM 350 cobre uma multiplicidade de tarefas, e isso nos mais diferentes tipos de terreno.  

A grande diferença.

Por ocasião da renovação de vias em área de pátio ferroviário ou em seções estreitas, a grade velha da via ou também AMVs velhos são muitas vezes removidos, o lastro é desguarnecido e, em seguida, são instalados trilhos, dormentes ou AMVs novos. A escavação do lastro, o seu desguarnecimento e a reposição do material levam muito tempo. Atrasos na consecução do projeto e uma qualidade de trabalho não homogênea são frequentes efeitos secundários.

A ZRM 350, dotada de corrente de escavação dirigida que produz um corte exato e uniforme no leito de lastro, trabalha de forma completamente hidráulica. O lastro é enviado a um sistema de peneiras vibratórias em três níveis, onde é imediatamente desguarnecido, o que economiza material novo, custos de logística e de depósito de rejeitos. A escavação do lastro, o transporte dos rejeitos e, quando necessário, o suprimento de material novo são realizados na própria via. A mudança do modo de trabalho com truque ferroviário para o chassi de lagartas é simples e rápido. Devido ao lastramento em dois níveis, o chassi de lagartas frontal já trafega sobre uma camada de lastro, protegendo, assim, a plataforma. Este pacote completo torna a ZRM interessante tanto para empreendedores como para as operadoras de infraestrutura ferroviária.

Uma combinação perfeita.

Em agosto de 2014, a aplicação da ZRM 350 na Suíça, em conjunto com unidades transportadoras de material e armazenagem MFS 40/4 ZW bimodais, demonstrou sua grande vantagem. Na via singela de Biberbrugg–Einsiedeln diversos cenários foram testados com sucesso.

Um dos métodos tipicamente local consiste no desguarnecimento completo da via, inclusive no restabelecimento da geometria circulável em trechos de até 108 metros de comprimento. Para isto, são disponibilizadas interdições noturnas de tráfego de nove horas. Como se trata de trechos de via singela em terreno alpino, as linhas de transporte do material precisam ser otimizadas e as sequências individuais de trabalho perfeitamente sincronizadas. Ao terminar o trabalho na manhã seguinte, o trecho é novamente liberado para o tráfego ferroviário.

A ZRM 350 trabalhou tanto em seções com trilhos, como também sem trilhos. Os rejeitos eram carregados em unidades MFS e, nas seções sem trilhos, em um MFS 40/4-A-ZW com chassi de lagartas. Um segundo MFS desse tipo servia de vagão vavai-e-vem para transferência do material à primeira unidade MFS com truque ferroviário. A combinação da ZRM 350 com unidades MFS bimodais é um sistema que permite uma multiplicidade de aplicações, aumentando tanto a qualidade como a produtividade de trabalho.

Possíveis tarefas a serem desempenhadas pela ZRM 350

  • Substituição do lastro: escavação do lastro velho, introdução de lastro novo
  • Desguarnecimento de lastro: escavação do lastro velho, desguarnecimento do lastro em uma peneira vibratória de três níveis, reposição do lastro
  • Se necessário, suprimento adicional de lastro novo: com fuso distribuidor de lastro e unidade reguladora de lastro
  • Transporte de detritos: com correia de transferência para unidades MFS
  • Aplicação com truque ferroviário em linhas com trilhos ou com chassi de lagartas em trechos onde os trilhos ou o AMV foram removidos
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