Saneamento pelo método da linha de montagem:
reabilitação da infraestrutura

A estabilidade da completa superestrutura e, com isso, da geometria da via, depende essencialmente da capacidade portante da camada protetora da infraestrutura (CPI). Problemas no subleito aumentam o dispêndio de manutenção da via permanente e reduzem a vida útil dos materiais da superestrutura. Como resultado, os custos aumentam enormemente.  

Para a reabilitação de trechos com problemas no subleito a Plasser & Theurer fornece sistemas de máquinas para reabilitação da infraestrutura da via de altíssimo desempenho. Estas máquinas com características ferroviárias trabalham pelo método da linha de montagem, produzindo uma ótima camada protetora da infraestrutura. Com dispositivos de lavagem de lastro, trituradores e misturadores integrados, grandes quantidades de material velho podem ser reciclados, o que traz uma poupança considerável de custos. Com a instalação correta de geotêxteis sintéticos obtém-se uma excelente qualidade inicial da via, ao mesmo tempo aumentando substancialmente a reserva de qualidade.

Por que a infraestrutura deve ser reabilitada?

A má drenagem da água, uma estrutura de camadas antiquada ou características locais da composição do solo, podem reduzir consideravelmente a capacidade portante da plataforma. Nestes casos, também a estabilidade do sistema via permanente se deteriora ao todo e os custos de manutenção dos trechos afetados aumentam rapidamente. Ao mesmo tempo surgem danos nos materiais que compõem a superestrutura.

Como se faz uma reabilitação eficiente da infraestrutura?

Um fator decisivo para a durabilidade do sistema via permanente é a drenagem eficaz da água. Além disso, a estrutura correta de camadas do subleito e da plataforma precisa ser assegurada, levando em consideração eventos locais, tais como estruturas fixas, pontes, dutos para cabos subterrâneos, etc.

As máquinas de reabilitação da infraestrutura desempenham todas as tarefas necessárias em uma só sequência de trabalho, sem interferir no tráfego ferroviário da via adjacente. A inserção de uma camada protetora da infraestrutura é instalada para aumentar a capacidade de suporte da plataforma com eficiência e de maneira sustentável. As camadas de proteção mais eficientes são formadas de uma mistura de areia e cascalho que é instalada abaixo da camada de lastro e compactada. Na mesma sequência de trabalho também podem ser instaladas mantas sintéticas.

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