Mais rápido ao estado ideal:
Estabilização e compactação

Imediatamente após o lançamento de uma via nova e igualmente após uma socaria ou desguarnecimento do lastro, as pedras do lastro não estão compactadas, portanto não se encontram em uma posição estável. Até 1973, os trens podiam circular sobre tais vias por determinado tempo somente a baixa velocidade.

A fim de evitar estas restrições temporárias de velocidade, bem como recalques irregulares, a Plasser & Theurer desenvolveu a estabilização dinâmica de via. Os grupos estabilizadores são o coração desta tecnologia.

Por que estabilizar e compactar?

Após os trabalhos de renovação ou construção na via, tais como a manutenção, o desguarnecimento do lastro ou um novo lançamento de via, uma parcela das pedras do lastro não se encontra em uma posição ideal em relação às outras. Muitas vezes, as pedras somente se tocam nas suas pontas e arestas. Consequentemente, falta uma compactação e estabilidade necessárias para uma ancoragem ideal da grade da via no lastro.  

Antigamente, as pedras se rearrumavam no lastro com o tempo sob as cargas dos trens circulantes. Porém, durante este período de assentamento inicial, era necessário impor trechos de velocidade reduzida. Ademais, este método não permitia alcançar a qualidade inicial da via e a longa durabilidade que se consegue atualmente. Tudo isto mudou com a aplicação da  estabilização dinâmica da via.

Como se estabiliza e compacta eficientemente?

Os roletes dos grupos estabilizadores são comprimidos firmemente contra ambos os trilhos. Vibradores de massas excêntricas geram uma vibração horizontal em direção transversal à via. Esta vibração é transmitida ao lastro e faz com que as pedras se encaixem entre si. O resultado é uma reorganização das pedras livre de tensões, formando uma estrutura mais compacta. O recalque da grade da via resultante é monitorado por carga vertical controlada. Pela estabilização dinâmica da via os recalques iniciais necessários são antecipados de forma controlada. Além do mais, a estabilização dinâmica permite manter a geometria correta da via por um período mais longo, elevando a reserva de qualidade do trecho. A maior superfície de contato também aumenta a resistência ao deslocamento lateral da via.

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