Cases de sucesso

Desde que foi inaugurada, em 2023, a unidade de Hortolândia (SP)
coleciona bons projetos, de overhaul a reformas de máquinas Plasser & Theurer.

São cases que agregaram nossa capacidade técnica e continuam nos inspirando a trilhar o caminho da excelência operacional.

Overhaul da socadora 09-2X e reguladora SSP-203

Trata-se do primeiro overhaul (revisão geral) realizado na unidade de Hortolândia. O trabalho teve seus desafios, que foram superados, e muitas lições aprendidas. Hoje a Plasser do Brasil se orgulha do feedback que recebe sobre a performance da máquina, acima das expectativas iniciais. 

O potencial de serviço executado pela socadora foi totalmente reabilitado para o que está descrito no manual de fabricação da máquina (1.200 metros/hora), mesmo operando em condições adversas de lastro. Num cenário menos exigente, sua atuação hoje pode ser ainda melhor. 

A Plasser do Brasil busca exatamente isso com suas soluções de manutenção: o bom desempenho da máquina na ferrovia, agregado à segurança e inovação, pilares da Plasser & Theurer reconhecidos mundialmente. 

 

Reforma da reguladora USP 2005

O prazo de entrega ágil e competitivo para o tipo de serviço executado marcou a reforma estrutural da reguladora USP 2005. Três meses após a assinatura do contrato com o cliente, a execução foi concluída, com trabalho que envolveu a desmontagem da máquina, e a fabricação interna de peças e componentes do chassi. 

A entrega refletiu as melhorias implementadas na unidade de Hortolândia (SP) desde 2023, incluindo novos procedimentos de engenharia e a capacitação técnica da equipe.

A reforma da reguladora foi feita em etapas, começando com a chamada “peritagem”, quando acontece a análise estrutural do equipamento pelos técnicos da Plasser do Brasil. Após essa avaliação, a equipe deu início à fase de recuperação, com a desmontagem dos componentes, medições via laser e a realização de ensaios de ultrassom e partículas magnéticas, para um processo de soldagem mais assertivo. Na etapa de conclusão, o equipamento passou pela montagem e pintura.    

O passo seguinte foi o comissionamento, período em que a máquina entra em testes de operação na via. Os testes na fábrica e a fase de checklist já foram realizados, e apresentaram resultados positivos.